Informações acerca da construção do livro

Título: Contos de um Natal sem Luz

Organizadora: Rô Mierling

Gênero: Drama

Participação: Selecionou-se os 20 melhores contos de mais de 100 enviados.

TEMA: DRAMAS DE UM NOITE DE NATAL

EX.: um acidente na estrada quando os filhos esperam o pai para a ceia, a esposa que descobre uma traição quando vai pegar o presente de natal do marido, o filho que não volta para casa na ceia de natal e a policia liga exatamente meia noite para avisar que ele foi assassinado, um cara estranho que invade uma das casas da vila e faz reféns na noite de natal..etc..com ou sem final feliz..

Contexto e diferencial da antologia e dos contos:

Este é um projeto diferencial para a formação de um livro feito em conjunto com todos os autores selecionados de forma que cada conto tenha sua participação no enredo total do livro. A dinâmica é baseada em cada autor escrevendo uma parte da história. Não são contos individuais e sim cada autor elabora um conto que se encaixa no enredo do livro, ao final do livro temos 20 contos (capítulos) cada qual com sua particularidade, mas formando um só enredo. 

Enredo: a história se passa em uma pequena vila com 20 casas, todas iguais, em uma cidade do interior dos Estados Unidos. É inverno rigoroso nesse ano. A cidade possui um posto de gasolina, uma igreja, alguns comércios e duas escolas. A cidade fica a beira de uma rodovia interestadual. A cidade mais próxima fica a mais ou menos 100 quilômetros de distância. A maior parte dos moradores da cidade vive de uma vinícola grande que foi instalada há 50 anos nas redondezas. As casas são numeradas, dez casas do lado direito e 10 casas do lado esquerdo. Uma rua no meio. A vila fica na saída da cidade. Imaginem o cenário. 

Cada escritor escolheu uma casa e dentro de casa se passar a historia do seu conto. Cada casa é um conto. Cada conto um capítulo. 

O enredo todo se passou no período da manhã do dia 24 de dezembro a noite do dia 26 de dezembro. Englobando a véspera de natal e a noite de natal especificamente. Nenhum conto foi ambientado fora desse cenário ou desse período de tempo. 

Cada conto teve como título o número da casa seguido de uma frase. Ex.: Casa 1 – a espera de Noel. Todos os contos descreveram uma historia “dramática” ocorrida no período de tempo escolhido para o enredo. Uma saudade de natal, uma espera, um pedido não realizado, um acidente, um divorcio, uma desilusão. 

Interação entre os contos: foi permitido qualquer tipo de referência cruzada entre os textos, desde que os autores estivessem de comum acordo; os organizadores também trabalharam nesse sentido, na forma de orientar autores no desenvolvimento de pontos de convergência.

Utilização de informações da cidade e vila: Foi permitido ao autor utilizar em seu conto qualquer informação pré-estabelecida na descrição da cidade e da vila. 

Componentes desejados para os contos: Coerência, riqueza de detalhes, enredo particular bem construído, personagens marcantes.



MORAL DA HISTORIA: O sentido principal do livro é mostrar que mesmo no Natal, uma época de felicidade e esperanças, muita gente está vivendo uma situação dramática e que não devemos pensar somente em nós, em presentes ou em festejar, mas devemos também usar a data de Natal para refletir acerca do meio social onde vivemos. Quem sabe podemos ajudar um vizinho sem condições ou mesmo ligar para um conhecido solitário. Se o nosso Natal é feliz e alegre isso é ótimo, mas que nunca nos esqueçamos que por esse mundo afora outros estarão tendo um Natal sem luz. Esse livro não é para entristecer e sim para suscitar a reflexão.